O QUE É NEUROFARMAGEN® ?

Neurofarmagen® é uma análise farmacogenética para psiquiatria e neurologia e que ajuda a identificar a medicação mais adequada para cada paciente individualmente, através da análise do seu ADN (usando uma amostra de saliva).

Neurofarmagen® só tem que ser feito uma vez na vida.

Neurofarmagen® ajuda o médico a escolher entre várias alternativas farmacológicas e oferece informação sobre o risco de efeitos adversos.

Neurofarmagen® é muito mais do que um simples teste de metabolismo do medicamento. Em complemento à análise das principais enzimas do CYP P450 que afetam o metabolismo dos medicamentos, os testes analisam vários outros genes relacionados com a farmacodinâmica e farmacocinética dos medicamentosmais utilizados no tratamento de perturbações psiquiátricas e neurológicas.

Neurofarmagen® proporciona recomendações específicas para cada fármaco:

Ex. para um indivíduo com metabolização lenta para CYP2C19 o teste dará a recomendação de “20mg/dia de dose máxima recomendada” para citalopram (seguindo as recomendações da ficha técnica aprovada pela FDA ), enquanto a recomendação para antidepressivos tricíclicos afetado pelo CYP2C19 será de considerar uma redução de 50% da dose inicial recomendada (de acordo com as guidelines do CPIC ) .

Assim se pode observar que o conteúdo e a robustez da advertência são específicos para cada medicamento e variação genética de acordo com a evidência disponível.